"FETTUCINI" DE ABOBRINHAS COM VIEIRAS, ERVAS E VINHO BRANCO

 

 

Ingredientes - (4 pessoas)

* 800 g de abobrinhas

* 350 g de vieiras, incluindo corais

* 2 colheres de sopa de manteiga sem sal

* 10 dentes de alho

* 3/4 de xícara de azeite de oliva

* 1 xícara de vinho Sauvignon Blanc

* 1 pitada de açafrão

* 3 raminhos de tomilho fresco

* 1/4 de colher de chá de estragão seco

* 2 tomates médios

* sal e pimenta preta e pimenta branca raladas na hora

Preparo

1. Eliminar as extremidades das abobrinhas e corta-las no sentido do comprimento em fatias bem finas. Empilhar as fatias e cortar em tiras na largura de "fettucini" (aprox. 6mm). Misturar as tiras levemente com sal e reservar no mínimo por 30 minutos.

2. Aquecer o forno para 150ºC. Sem tirar a pele, colocar o dentes de alho numa assadeira e borrifar um pouco de azeite sobre eles. Assa-los por 45 minutos ou até que fiquem macios. Quando estiverem frios, tirar as peles e, com um garfo, amassa-los numa tigela para fazer um purê.

3. Numa panela não reativa, combinar 1/2 xícara de azeite, o vinho, o açafrão e o tomilho. Acrescentar 1/2 colher de chá de sal e outro tanto de pimenta moída na hora. Ferver a mistura até o volume ficar reduzido em 3/4 de xícara, cerca de 10 minutos. Incorporar o purê de alho, corrigir o tempero e reservar.

4. Numa frigideira, aquecer a manteiga sobre fogo moderado. Colocar as vieiras, o estragão e temperar com sal, pimenta branca. Saltear, mexendo ocasionalmente, até ficarem opacas, aproximadamente 1 minuto. Adicionar ao molho reservado.

5. Colocar para ferver 3 litros de água num caldeirão. Enquanto isto, tirar a pele e as sementes dos tomates e corta-los em cubinhos. Quando a água ferver, colocar as tiras de abobrinha e cozinha-las de 2 a 5 minutos, dependendo da espessura ou até que fiquem macias. Escorrer bem e misturar com o molho de alho e vieiras previamente aquecido. Servir em seguida, usando os tomates para decorar.

Acompanhamento - vinho Sauvignon Blanc de safra recente

Copyright © 2013 Imigrantes Bebidas